La Gracia Humaniza

conteúdo

A compreensão tem que ser sistêmica

Ed Conde
@edconde

A transformação à partir da visão sistêmica ao comunicar! Descubra como Maurício, da área regulatória, ganhou relevância e deixou de ser o cara que emperrava tudo.

Maurício, engenheiro agrônomo, responsável pelo setor de regulamentação de novos produtos e procedimentos agrícolas em uma multinacional, me procurou para resolver um problema que o estava atormentando no dia a dia de trabalho:

A área de regulamentação é extremamente complexa e burocrática.

O diálogo com os órgãos públicos, estaduais e federais é cheio de detalhes. É um vai e vem interminável de dados e informações, até que os produtos sejam liberados.

Como seus colegas de trabalho não sabiam direito como esse processo ocorria, muitas falhas, antecipações e achismos contribuíam para um desperdício de tempo e dinheiro cada vez mais frequentes. 

Maurício sempre conversava com todos para esclarecer as dúvidas, mas ainda dedicava a maior parte do tempo a apagar incêndios, fazer ajustes e, muitas vezes, a cancelar projetos em andamento.

Sendo assim, ele tinha a fama de ser o cara que emperrava tudo, que fuçava demais, que atrapalhava o andamento.

Uma imagem totalmente deturpada que foi se construindo ao longo do tempo. Sem fundamento algum. Mas era a PERCEPÇÃO que todos tinham.

Cansado e inconformado com a situação, Maurício queria aproveitar um evento em que vários setores teriam vinte minutos para apresentar suas realizações anuais, para mudar essa percepção.  

Mas de que forma poderia abordar o problema?

Em diversos momentos, ele havia tentado. Mas sem sucesso, pois os problemas seguiam aparecendo com frequência e sua comunicação seguia sendo dedicada para resolvê-los.

Afinal, estava sempre analisando as PARTES, tudo FRAGMENTADO. Aos trancos e barrancos, e com muito retrabalho.

Depois de uma conversa mais aprofundada com meu angustiado mentorado, surgiu uma ideia ousada para iniciar a apresentação:

“A empresa deixou de faturar x milhões este ano por causa do nosso relacionamento, que precisa urgentemente de uma sessão de terapia. E é o que vamos fazer hoje aqui. Vocês estão abertos e dispostos?”

Tanto o valor apresentado quanto sua proposta para o evento chamaram a atenção do público. O interesse foi imediato.

Assim, durante a apresentação, Maurício se dedicou a mostrar, por meio de um caso real, como um produto nasce e como vai adquirindo forma ao longo da jornada de lapidação, implementação e comercialização.

Poucas pessoas, entre os 70 presentes, tinham ideia de como as partes se INTEGRAVAM e se RELACIONAVAM entre si, criando um todo, que deveria seguir as regulamentações exigidas pelos órgãos responsáveis.

Decerto que a área de regulamentação era a responsável por fazer esse trem andar nos trilhos.

Maurício também destacou que todos os envolvidos deveriam aprimorar a capacidade de considerarem e priorizarem não somente o que suas áreas estão fazendo e propondo, mas também os movimentos e intenções das demais áreas, ao mesmo tempo.

A compreensão (e a consequente transformação) tem que ser SISTÊMICA!

Uma ideia ou sugestão, isolada, pode não ter o mesmo SENTIDO, quando esta é inserida em um QUADRO MAIOR, MAIS AMPLO. 

Também exercitaram a capacidade de, em cada etapa, prever CONSEQUÊNCIAS.

O caso apresentado serviu de exemplo, e todos compreenderam por que o retrabalho foi enorme e o custo muito maior do que o previsto.

A apresentação foi um sucesso.

Como resultado, a maioria conseguiu reconstruir sua percepção e entendimento sobre o setor de regulamentação, e de como este era de extrema relevância para o processo todo.

O clima mudou!

Maurício não era mais “do mal”. Alguns participantes até se desculparam. Ele agora era “o cara”.

Passado o evento, Maurício foi incorporando ao trabalho a mentalidade, as práticas e as diretrizes sistêmicas que abordei com ele nos encontros de preparação.

Sempre estimulava as pessoas a pensarem constantemente sobre relações, conexões, sentidos, consequências, a relação das partes com o todo, fluxos, sínteses, rupturas, informações isoladas, processos, encaixes, imediatismos…

Quer saber como tudo isso pode fazer sentido na sua realidade?

Vamos conversa!
> Fale com a La Gracia por e-mail.
> Fale com a La Gracia por WhatsApp.


CLIQUE SOBRE A IMAGEM A SEGUIR PARA CONHECER A SOLUÇÃO POR TRÁS DESSA HISTÓRIA E ACESSE UMA DEGUSTAÇÃO:

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

JOY E HERON: compreensão além das palavras

Quando você se abre para escutar o outro, você estabelece uma conexão mútua e automaticamente recebe essa escuta de volta.

Ler mais

DA PECUÁRIA, UMA MENSAGEM DE BEM-ESTAR

Descubra como um bom storytelling pode transformar o impacto da sua mensagem e gerar conexão com o público, trazendo identificação e emoção.

Ler mais

A compreensão tem que ser sistêmica

A transformação à partir da visão sistêmica ao comunicar! Descubra como Maurício, da área regulatória, ganhou relevância e deixou de ser o cara que emperrava tudo.

Ler mais

A BATALHA DAS PERSPECTIVAS NA COMUNICAÇÃO

A ação surge da compreensão. E está no encontro de perspectivas, a chave para conectar e engajar seu público de forma assertiva e eficaz.

Ler mais

NÚMEROS CONTAM HISTÓRIAS?

Números, por si só, não dizem nada! Nós que damos sentido a eles, ao darmos espaço para o público fazer parte da narrativa e, assim, se conectar e se engajar.

Ler mais