La Gracia Humaniza

conteúdo

Comunicação didática, entendeu?

Ed Conde
@edconde

No mundo corporativo são várias as atividades e ações que podem e precisam passar pelo mesmo processo de “didatização”. Comunicação interna, reuniões, apresentações, treinamentos, atendimentos, comunicações com clientes e materiais de divulgação são apenas alguns exemplos.

Quais são os aspectos e características que podem ser trabalhados e aprimorados para tornar nossa comunicação didática, principalmente no mundo corporativo?

Todos nós, quando precisamos tomar um medicamento, já passamos pela experiência angustiante de tentar ler e entender uma bula, cuja função é oferecer informações sobre a composição do medicamento, contraindicações, uso, etc. Certamente, não é o que chamaríamos de comunicação didática.

“O conteúdo está todo lá, com riqueza de detalhes e não faltam informações sobre o medicamento”

Só que, além de uma lupa, precisamos de um dicionário de termos médicos e científicos para entender alguma coisa, isso quando conseguimos localizar em que parte do material está a dúvida que queremos esclarecer.

Isso começou a mudar. A Anvisa determinou que as bulas devem ser “didatizadas” para o consumidor. E o que isso significa?

Basic CMYK

  • Layout mais atraente
  • Localização imediata das informações
  • Utilização de letras maiores
  • Apresentação do conteúdo em forma de perguntas
  • Adequação de linguagem para públicos leigos
  • Redação mais simples
  • Informação “com sentido” para o consumidor
  • Elaboração de duas bulas: uma para o profissional especializado e outra para o consumidor
  • Contatos para esclarecimentos de dúvidas
  • Uso de imagens e esquemas para facilitar o entendimento

Esses são apenas alguns aspectos e características que podem  ser trabalhados e aprimorados quando se pretende tornar nossa comunicação mas didática em qualquer situação.

 

E no mundo corporativo, quais são as medidas que podemos tomar para uma comunicação mais didática?

No mundo corporativo são várias as atividades e ações que podem e precisam passar pelo mesmo processo de “didatização”: comunicação interna, reuniões, apresentações, treinamentos, instruções, atendimentos, demonstrações, comunicações com clientes, vendas consultivas, materiais de divulgação, etc.

Didatizar informações e comunicações só traz benefícios ao mundo corporativo:

Da mesma maneira que na publicidade cria-se e planeja-se para persuadir, seduzir e influenciar, na comunicação didática cria-se e planeja-se para facilitar a compreensão e a aprendizagem.

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

JOY E HERON: compreensão além das palavras

Quando você se abre para escutar o outro, você estabelece uma conexão mútua e automaticamente recebe essa escuta de volta.

Ler mais

DA PECUÁRIA, UMA MENSAGEM DE BEM-ESTAR

Descubra como um bom storytelling pode transformar o impacto da sua mensagem e gerar conexão com o público, trazendo identificação e emoção.

Ler mais

A compreensão tem que ser sistêmica

A transformação à partir da visão sistêmica ao comunicar! Descubra como Maurício, da área regulatória, ganhou relevância e deixou de ser o cara que emperrava tudo.

Ler mais

A BATALHA DAS PERSPECTIVAS NA COMUNICAÇÃO

A ação surge da compreensão. E está no encontro de perspectivas, a chave para conectar e engajar seu público de forma assertiva e eficaz.

Ler mais

NÚMEROS CONTAM HISTÓRIAS?

Números, por si só, não dizem nada! Nós que damos sentido a eles, ao darmos espaço para o público fazer parte da narrativa e, assim, se conectar e se engajar.

Ler mais