La Gracia Humaniza

conteúdo

Dicas para deixar o visual da sua apresentação mais profissional!

Flávio Reis
@flavioreis

Quem não quer fazer bonito e mostrar aquela apresentação mais profissional que deixa os colegas de trabalho de boca aberta? Só que chegar nesse resultado pode exigir um longo caminho. Quando você vê slides feitos por um designer profissional nem imagina quanta coisa aquela pessoa já viu. Um bom designer tem na sua cabeça (e […]

Quem não quer fazer bonito e mostrar aquela apresentação mais profissional que deixa os colegas de trabalho de boca aberta? Só que chegar nesse resultado pode exigir um longo caminho. Quando você vê slides feitos por um designer profissional nem imagina quanta coisa aquela pessoa já viu. Um bom designer tem na sua cabeça (e provavelmente em algum outro lugar) um repertório vasto acumulado que inclui desde materiais gráficos e até mesmo filmes ou obras de arte. Só que esse repertório demora anos para ser construído e você não tem esse tempo, a gente sabe. Por isso mesmo vamos dar algumas dicas para agilizar o seu trabalho e dar aquela cara mais profissional para seus projetos.

USE CORES SEM MEDO

Usar e combinar cores pode parecer fácil, mas na prática a coisa pode ficar um pouco mais complicada e o menor deslize pode gerar resultados desastrosos. Com os sites abaixo, não tem erro, você vai criar paletas harmônicas e funcionais para designer nenhum botar defeito.

Inspire-se a partir de belas imagens no Design Seeds
(na seção “by color” é possível pesquisar paletas a partir decores específicas)

… no que o cinema ou a televisão já fazem e fazem muito bem no Movies in Color… 

…ou simplesmente aperte a barra de espaço no Coolors e veja a mágica acontecer! 

Da esquerda para a direita, Inspire-se a partir de belas imagens no design-seeds.com (na seção “by color” é possível pesquisar paletas a partir decores específicas), busque referência no que o cinema ou a televisão já fazem e fazem muito bem no moviesincolor.com ou simplesmente aperte a barra de espaço e veja o que acontece no coolors.co/app.
Da esquerda para a direita, Design Seeds, Movies in Color e Coolors

SAIBA O QUE E COMO PROCURAR NA HORA DE BUSCAR REFERÊNCIAS PARA…

 

 

…fundos…
Palavras-chave:
“background white”
“background geometrical”
“background watercolor”
“background tileable”

 

 

…formas…
Palavras-chave:
“box text design”
“tag”
“text box”
“text frame”
“watercolor stroke”
“box text hand drawing”
“blank hand free”

 

 

 

 

…gráficos, infográficos e tabelas…
Palavras-chave:
“circle graph design”
“bar graph design”
“corporate infographic design”
“dashboard design inspiration”
“report table design”
“report design”

 

 

8

…slides…
Palavras-chave:
“slide design inspiration”
“presentation design inspiration”

 

9

 


…diagramação…
Palavras-chave:
“layout design inspiration”
“spread design inspiration”

 

 

10

 

…ou até mesmo identidades visuais completas, para pegar ideias de como variar seus slides sem sair do padrão!
Palavras-chave:
“visual identity inspiration”

 

 

Importante: garanta que você tem direito de uso sobre as imagens que está colocando em sua apresentação, seja pagando por isso ou baixando de sites que oferecem imagens gratuitamente.

ENCONTRE AS IMAGENS CERTAS PARA FACILITAR A CRIAÇÃO DOS SEUS SLIDES

11

 

 

Imagens com fundo branco…
Palavras-chave:
“white background”, “isolated” ou “studio”
+ “dog”, “executive”, “origami”, “child”…

 

 

12…ou imagens específicas.
Palavras-chave:
“Bird view” + “desk” / “room” / “city”
“landscape” + “city” / “field” / “river” / “factory”
“timelapse”
“pointing-to-somewhere”
“woman thinking”

FAÇA BOM USO DAS FONTES PARA TRAZER MAIS PERSONALIDADE PARA SUA APRESENTAÇÃO

Aprenda como fazer escolhas melhores
Já há algum tempo, criamos o e-book Que fonte eu escolho (Clique aqui para fazer o download). Sucesso de crítica e de downloads, esse e-book é uma espécie de guia com dicas sobre como escolher as fontes que você vai usar em seu projeto. Lá você vai entender, por exemplo, que fontes tem personalidade e que dependendo das suas formas passam um tipo de mensagem. Baixe e compartilhe!

Fuja das fontes do sistema
As fontes do sistema, ou seja, nativas do Windows (ou de outro sistema operacional com o qual você trabalhe) podem ser práticas e muitas vezes resolvem, mas se você quer variedade é possível baixar e instalar fontes diferentes. Em geral, essas fontes são pagas (e não são baratas!), mas sites como o dafont.com e o Font Squirrel permitem downloads gratuitos e tem muita coisa boa. Vale o clique!

Combine como um ninja
Se você já assistiu aos nossa série de vídeos de 1 minuto com dicas para a criação de identidades visuais, já deve ter ouvido falar da Metodologia do 2, desenvolvida pela La Gracia para ajudar você na hora de escolher cores, formas, fundos e cores de modo a gerar contraste durante sua apresentação e direcionar a atenção do público para aquilo que você deseja. Acontece que, mesmo sabendo disso, essa combinação nunca é muito fácil e, por isso, assim como o Coolors lá em cima, que cria paletas de cores automaticamente, existe um site para te ajudar nesse processo. Clique aqui para conhecê-lo.

 

Essas dicas e muito mais você pode conferir no curso Visu-Wow, nossa Oficina de Design e Criatividade no PPT.

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

JOY E HERON: compreensão além das palavras

Quando você se abre para escutar o outro, você estabelece uma conexão mútua e automaticamente recebe essa escuta de volta.

Ler mais

DA PECUÁRIA, UMA MENSAGEM DE BEM-ESTAR

Descubra como um bom storytelling pode transformar o impacto da sua mensagem e gerar conexão com o público, trazendo identificação e emoção.

Ler mais

A compreensão tem que ser sistêmica

A transformação à partir da visão sistêmica ao comunicar! Descubra como Maurício, da área regulatória, ganhou relevância e deixou de ser o cara que emperrava tudo.

Ler mais

A BATALHA DAS PERSPECTIVAS NA COMUNICAÇÃO

A ação surge da compreensão. E está no encontro de perspectivas, a chave para conectar e engajar seu público de forma assertiva e eficaz.

Ler mais

NÚMEROS CONTAM HISTÓRIAS?

Números, por si só, não dizem nada! Nós que damos sentido a eles, ao darmos espaço para o público fazer parte da narrativa e, assim, se conectar e se engajar.

Ler mais