Você saberia adivinhar o que é esse objeto da imagem?
E se eu te disser que é uma xícara de café? Faz sentido pra você? Eu aposto que você acabou de criar uma imagem comparativa na sua cabeça, na qual provavelmente imaginou a típica xícara arredondada de porcelana branca com uma asa do lado direito, ou algo parecido com isso, certo?
Para processarmos uma imagem nova, nosso cérebro automaticamente busca primeiro por imagens familiares como ponto de partida.
Também posso supor que a imagem típica da xícara de café que veio em sua mente, diferente da xícara da imagem acima, faz muito mais sentido para você, não é mesmo? Para nós esse é o design ideal de uma xícara.
Mas por que?
Porque FUNCIONA. Ela foi estrategicamente projetada para atender às nossas necessidades práticas ao bebermos café. O tamanho é ideal para a quantidade que normalmente bebemos, conseguimos apoiá-la na mesa, o material é resistente para suportar a temperatura do líquido e a asa lateral nos dá suporte e proteção para não queimarmos os dedos.
O mais curioso é que não nos atentamos a todas essas funcionalidades quando utilizamos esse objeto e isso é um sinal bem positivo! Significa que esse design nos atende tão bem, que não gera nenhum ruído em nossa experiência de uso a ponto de não nos preocuparmos com esses detalhes.
Agora vamos mudar de cenário.
Imagine que você é um astronauta no espaço. Como seria a sua experiência com a nossa típica xícara? Imagino que seria café voando pra todo o lado, não é?
Felizmente, os astronautas de hoje em dia não têm esse problema, graças a essa xícara estranha da imagem acima. Ela foi estrategicamente projetada pela NASA, para que o líquido permaneça no recipiente, mesmo com gravidade zero. Incrível, não é mesmo?
Agora pensando em estética, você acha essa xícara bonita?
Quando pensamos na palavra DESIGN, é muito comum acharmos que estamos falando de estética. Por exemplo, quando achamos uma cadeira feia, podemos nos equivocar dizendo que não gostamos do seu design.
Você pode ver uma cadeira super diferentona, estilizada, de apenas 3 pernas e achar o seu design incrível, mas, ao sentar, percebe que ela não atende tão bem a sua necessidade de apoio e sustentação. Aposto que a Ana Maria Braga concordaria com você rss!
Ainda não estamos prontos para associar o DESIGN à função, mesmo que seu princípio básico seja resolver problemas, fazendo boas escolhas, que geram boas experiências para o outro.
Falamos aqui de um exemplo de design de produto, mas no design gráfico isso não é nada diferente.
Como são as suas experiências com os cardápios de restaurantes?
Eu mesma, quando abri alguns, já fiquei confusa, sem saber para onde olhar, por falta de destaques, de divisões claras ou por serem muito poluídos visualmente. Também encontramos aquelas fontes rebuscadas, para dar um ar de elegância, porém sem nenhuma facilidade de leitura.
Por essa falta de percepção do que é um bom design, muitas vezes optamos apenas pelo belo, sem considerar a sua funcionalidade. Isso não quer dizer que o design não pode ser belo, muito pelo contrário! Quando conseguimos unir a estética com a funcionalidade, temos o melhor dos mundos.
Quando pensamos no design de apresentações, é justamente isso que buscamos. A função principal de uma apresentação no PPT é trazer elementos visuais para facilitar e fortalecer a mensagem que o apresentador está transmitindo naquele momento.
Para isso, podemos utilizar vários recursos diferentes como cores, imagens, ícones, fontes, espaçamentos, tamanhos e formas.
Para nós da LA GRACIA, TUDO TEM FUNÇÃO ALÉM DA ESTÉTICA.
A fonte, por exemplo, pode ter a função de definir o tom da apresentação, indicando se será um assunto mais sério e formal ou mais lúdico e divertido.
A escolha de seus diferentes tamanhos e espaçamentos, servem para facilitar a nossa leitura, guiando nossos olhos para o que é mais importante na mensagem. Isso é o que chamamos de hierarquia da informação.
Também podemos usar as cores e imagens para gerar algum tipo de emoção em nosso público. A imagem é uma comunicação universal e quando associamos a nossa mensagem com uma imagem que é familiar para o público, criamos memória.
Para finalizar, o mais importante antes de fazer todas essas escolhas visuais funcionais, é primeiro conhecer o seu público e entender do que ELES precisam.
O que é funcional para mim, pode não ser para outra pessoa, como no caso da xícara de café.
Considerar as referências, necessidades e individualidades do outro, para depois nos comunicarmos de forma verbal e visual, de acordo com o universo dele, é o que nós da LA GRACIA chamamos de COMUNICAÇÃO HUMANIZADA.
Em nosso Workshop Design e Criatividade no PPT, percorremos esse caminho. Nosso objetivo não é te entupir de regras ou passar um manual de tudo o que está por trás de cada ferramenta do PowerPoint. Vamos te ensinar sobre design, unindo estética e funcionalidade, para fazer slides mais limpos, bonitos e fáceis de entender.
E no Workshop Apresentação que Conecta, unimos storytelling e design para te ensinar como realmente se conectar, para que as trocas e as transformações reais aconteçam.
Humanizar é gerar conexão.
Como:
- eliminar o excesso de informações do slide e deixar, visualmente, mais fácil de entender?
- garantir que os slides não fiquem todos exatamente iguais e não matem a audiência de sono?
- valorizar a autenticidade se as pessoas enxergam o template corporativo como algo que bloqueia sua criatividade?
- evitar o uso sem critério do template sendo que as pessoas não têm a menor ideia do que fazer?
NÃO É APRENDENDO MAIS FERRAMENTAS OU SE ENTUPINDO DE MAIS CONTEÚDOS QUE VOCÊ VAI TORNAR ESSES CENÁRIOS REAIS.
Com o Workshop Design e Criatividade no PPT, da La Gracia,por meio de uma metodologia já consolidada, discussão de casos reais e dinâmicas colaborativas, os alunos aprendem a utilizar os princípios do DESIGN para fazer slides mais limpos, bonitos e fáceis de entender.
Pensando na construção de slides e materiais visuais, seus colaboradores passarão a:
- Deixar claras as suas intenções ao compor seus slides;
- Adaptar os slides de forma inteligente, sem perder a essência visual da empresa;
- Sere criativos na escolha das imagens, cores e formas, para eliminar a chatice e o padrão engessado que deixa tudo igual e monótono;
- Combinar melhor cores, fontes, formas e fundos, de um jeito elegante e funcional;
- Usar destaques inteligentes para chamar a atenção do que importa;
- Usar imagens que façam sentido para o público e ativam a memória;
- Simplificar informações complexas em gráficos, tabelas e fluxos facilitadores da compreensão.
Para gerar essa transformação nas empresas, a La Gracia cria um espaço seguro para o diálogo e coloca cada indivíduo como agente da sua própria transformação.
NOSSO PROPÓSITO VAI ALÉM DO CONTEÚDO.
Por meio de uma metodologia já consolidada, discussão de casos reais e dinâmicas colaborativas, provocamos líderes e colaboradores a encontrarem novas formas de se comunicarem, a partir de suas próprias realidades. Como resultado, eles desenvolvem habilidades para construir:
- AMBIENTES de CONFIANÇA, promovendo relações mais empáticas e saudáveis entre si.
- APRESENTAÇÕES e REUNIÕES mais CLARAS e ASSERTIVAS, que fortaleçam o interesse, a compreensão e o foco nas ações.
QUER EXPERIMENTAR?
Acesse nosso menu degustação aqui!

Para saber mais:
> Fale com a La Gracia por e-mail.
> Fale com a La Gracia por WhatsApp.