La Gracia Humaniza

conteúdo

Infografia: ferramenta importante nas apresentações

La Gracia Humaniza
@lagracia

“Infografia é uma maneira de representar informações, por muitas vezes complexas, de uma maneira mais dinâmica, criativa e visual. É um recurso muito utilizado em revistas, jornais e livros didáticos. É uma união entre informação e recursos gráficos para facilitar ao máximo a comunicação.” Pronto, você está devidamente apresentado à infografia. Bom, na verdade, a […]

“Infografia é uma maneira de representar informações, por muitas vezes complexas, de uma maneira mais dinâmica, criativa e visual. É um recurso muito utilizado em revistas, jornais e livros didáticos. É uma união entre informação e recursos gráficos para facilitar ao máximo a comunicação.”

Pronto, você está devidamente apresentado à infografia. Bom, na verdade, a infografia, ou melhor, os infográficos, já fazem parte do seu dia a dia há tempos. Ao assistir um telejornal, é muito comum esse recurso para explicar as causas de um acidente, por exemplo. Assim, em segundos compreendemos o que aconteceu, porque, quem fez o quê e onde estavam as vítimas ou mesmo aqueles que escaparam ilesos, isso de um jeito que, possivelmente, nem mesmo uma fala longa e detalhada daria conta de fazer.

Nós vemos a infografia sendo usada o tempo todo, em revistas, jornais, sites e em diversas outras mídias por aí, até mesmo na ciência. O tema, aliás, tem tanta relevância que existem prêmios específicos como o Malofiej e o Best of Digital Design, considerada a principal premiação internacional de infografia para conteúdos veiculados na internet e organizada pela “Society For News Design”. Neste último, inclusive, o jornal O Globo, aqui do Brasil, ganhou prêmio de excelência por dois trabalhos: O documentário “A Guerra do Brasil” e o projeto especial “Bravo Zulu”.

Merece destaque também o trabalho de algumas publicações, como as revistas Super Interessante e Mundo Estranho, com infográficos ricamente ilustrados e, er… bem, super interessantes, além do portal Nexo, que traz um trabalho com dados focado na simplicidade e na fácil compreensão.

Bom, e se estamos falando em representações visuais e informação, ora, também falamos de apresentações.

Em uma apresentação, o infográfico é um elemento importantíssimo para reforçar a fala do apresentador e mostrar dados complexos de maneira simples, rápida e didática. E recursos, como as animações que o PowerPoint permite realizar, ajudam a tornar ainda mais visuais os elementos de informação, direcionando os olhos do público para o que realmente importa. Não à toa, aqui na La Gracia usamos este recurso constantemente, como nos exemplos abaixo.

Obs: em respeito ao sigilo quanto às informações de nossos clientes, omitimos números e dados relevantes

No final das contas, o infográfico torna os dados mais “gostosos” de serem vistos, lidos e analisados. Ajudam também a compreender o universo no qual estes dados estão inseridos, como nos casos acima. Infográficos podem, inclusive, serem divertidos! Depende da ocasião e da criatividade do designer.

Se você se interessou sobre o tema, saiba que existem excelentes livros como o do Mário Kanno ou do Ary Moraes, que é fera em infografia. Além disso, convidamos você, a partir de agora, para manter o radar ligado e encontrar referências por aí. Ah, e claro, não esqueça de comentar aqui e compartilhar suas descobertas com a gente!

Para fechar, uma dica: o Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online. Pode ter dar uma bela força na hora de criar infográficos bem bacanas!

Humanize as
apresentações, as
relações e o aprendizado
na sua empresa.

Fale com a gente

Veja também

JOY E HERON: compreensão além das palavras

Quando você se abre para escutar o outro, você estabelece uma conexão mútua e automaticamente recebe essa escuta de volta.

Ler mais

DA PECUÁRIA, UMA MENSAGEM DE BEM-ESTAR

Descubra como um bom storytelling pode transformar o impacto da sua mensagem e gerar conexão com o público, trazendo identificação e emoção.

Ler mais

A compreensão tem que ser sistêmica

A transformação à partir da visão sistêmica ao comunicar! Descubra como Maurício, da área regulatória, ganhou relevância e deixou de ser o cara que emperrava tudo.

Ler mais

A BATALHA DAS PERSPECTIVAS NA COMUNICAÇÃO

A ação surge da compreensão. E está no encontro de perspectivas, a chave para conectar e engajar seu público de forma assertiva e eficaz.

Ler mais

NÚMEROS CONTAM HISTÓRIAS?

Números, por si só, não dizem nada! Nós que damos sentido a eles, ao darmos espaço para o público fazer parte da narrativa e, assim, se conectar e se engajar.

Ler mais