CASO 1
Numa seguradora, 700 colaboradores da área de atendimento recebiam, diariamente, regras e procedimentos de como agir, em forma de gráficos e tabelas. Mas nada que estava escrito acontecia na realidade.
Foi feita uma pesquisa e descobriram que 80% dos colaboradores não conseguiam, sozinhos, interpretar os dados e transformar em atitudes.
CASO 2
Numa empresa de eventos e locação de espaços, uma diretora contratou um colaborador para ajudar na produção. Cada tipo de evento, seja curso, palestra ou exposição, precisava de uma composição diferente para que o evento acontecesse: tipos de cadeiras, mesas, sala, som, iluminação etc.
O rapaz foi demitido. Ele só conseguia repetir o que foi explicado no treinamento inicial. Não era capaz de adaptar sozinho os eventos, a partir dos objetivos que os clientes traziam.
CASO 3
Numa faculdade, depois de uma série de notas baixas e desistências, foi feita uma pesquisa e descobriram que 70% dos alunos não conseguia entender o que era dito.
O que esses cenários têm em comum?
Eles retratam um problema sério, presente na nossa sociedade, mas que quase ninguém comenta, com a devida profundidade.
Trata-se da imensa dificuldade que uma parcela significativa da população tem (entre 70% e 80%) para interpretar, relacionar, contextualizar e significar dados, informações e conteúdo. Nossa economia, educação, nossas relações pessoais sofrem diariamente com isso.
Mas é fácil saber onde nasce essa dificuldade. Quer ver?
Como você aprendeu a construir seu conhecimento na escola ou universidade? De forma passiva ou ativa? Fixa ou construída? Fragmentada ou sistêmica? Abstrata ou concreta? Conceitual ou exemplificada no cotidiano?
O nosso modelo educacional não ensina a pensar e por isso, grande parte da população não consegue gerar novas ideias e conhecimentos a partir do que recebe.
A mentalidade em relação ao CONHECER, COMUNICAR e APRENDER precisa ser revista e atualizada urgentemente.
Por quê?
Se você tem pessoas que sabem INTERPRETAR, SIGNIFICAR, RELACIONAR E CONTEXTUALIZAR DADOS, consequentemente você gera:
- Engajamento
- Assertividade
- Inovação
- Criatividade
- Melhoria contínua
- Colaboração
- Atitude
Para alcançar esses objetivos, é comum e compreensível partir de soluções técnicas e ferramentais, tais como: treinamento de oratória, storytelling, CNV, PPT etc.
Não me entenda mal, tudo isso é maravilhoso e, inclusive, nós também usamos essas ferramentas.
Mas cada vez mais percebemos a importância de dar um passo atrás no que entendemos de comunicação.
Seria como plantar: antes de jogar as sementes e aguar as plantas, você precisa preparar o terreno.

Precisamos desconstruir esse vício de já resolver antes de entender.
Precisamos perceber que, cada pessoa, só entende algo quando conecta o que é novo com o que já conhece dentro de si.
Ensinar suas pessoas a interpretarem dados e informações, pode ajudar a sua empresa a dar um salto gigantesco em direção aos resultados que deseja.
Quando todo mundo entende, todo mundo sabe o que fazer e pra onde ir.
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“COMUNICAÇÃO PARA A COMPREENSÃO” é a nossa solução para atuar junto de você nesses desafios.
Formatos: mentoria individual ou em grupo, com 2h a 4h de duração. Os participantes trazem situações reais, que gostariam de explicar e nós cocriamos novas formas de falar a mesma coisa.
Somos a La Gracia Humaniza, uma consultoria especializada em promover ambientes e dinâmicas para que você encontre o seu melhor jeito de comunicar ideias e assim, estabeleça uma conexão mais verdadeira com você mesmo(a) e com os outros ao seu redor.
Ser forte é gerar conexão.
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