“Dá um tapa na apresentação aí! É simples.” Se eu tivesse contado as vezes que ouvi certas frases nos últimos 13 anos, esse com certeza ganharia de todas. Nossa, quase todo mundo pede apresentação desse jeito.
Mas só quem faz apresentação todos os dias sabe que não é tão simples assim. Uma apresentação boa de verdade não se resolve com tapa. Aliás, às vezes nem com murro 🤣.
Vamos deixar a violência de lado, afinal, a ideia não é violentar a audiência com uma apresentação ruim, mas sim, criar conexão por meio de uma conversa agradável, clara e que faça sentido pra todo mundo.
Onde quero chegar?
Uma boa apresentação é muito mais que juntar slides e montar uma colcha de retalhos.
Pra gerar conexão de verdade, é necessário pensar que existem, no mínimo 3 pilares importantes a serem considerados: ROTEIRO, VISUAL e PERFORMANCE.
Olhando para cada um desses pilares, te faço uma pergunta: você sabe o que são os 3 pilares capazes de segurar uma boa apresentação?
-
- ROTEIRO
O roteiro é a estrutura, a história, a linha de raciocínio, aquilo que se fala, a maneira como se organiza as ideias. Sem um bom roteiro você pode ter slides bonitos e uma performance fantástica, mas a apresentação não se sustenta porque as ideias não fazem sentido, não estão conectadas. E isso, deixa a compreensão totalmente comprometida. - VISUAL
Pensar no visual é pensar na forma como você desenvolve os slides, ou seja: a escolha de formas, cores, imagens, fontes etc. Como somos seres muito visuais, saber escolher bem a sua identidade visual ajuda a fortalecer a memorização do que você está dizendo. Mas de nada adianta um visual incrível com um roteiro bagunçado e um apresentador morno, que mate a audiência de tédio. - PERFORMANCE
É também conhecida como oratória. É sobre o apresentador e sua atuação em palco. Voz, ritmo, expressão facial e corporal, movimentação e simpatia entram nesse pilar. Temos aqui um ponto interessante. Uma pessoa que apresenta bempode até deixar todo mundo vidrado, porém, sem um bom roteiro, as pessoas podem sair pensando: tá, gostei. Mas fez sentindo? E se for usar slides, e esses não estiverem visualmente eficientes para fortalecer a história… hum… pode colocar tudo a perder.
- ROTEIRO
Enfim, quando os 3 pilares andam juntos… UAU! Aí sim temos uma apresentação incrível.
Como seus colaboradores podem trabalhar esses 3 pilares de forma integrada?
Há poucos anos, depois de testar muito nossa metodologia, criamos um curso online rápido, porém, muito eficiente para ser o primeiro passo para repensar totalmente o jeito que seus colaboradores pensam e fazem apresentações.
QUAIS DIFICULDADES ESSE CURSO AJUDA A RESOLVER?
É um curso completo, que parte de uma situação real e vai levando as pessoas a entender melhor:
- Por onde e como começar a planejar uma apresentação?
- Como ordenar os conteúdos para gerar compreensão?
- Como resolver o visual dos slides e despertar interesse?
- Como se expressar com clareza e reter a atenção do público?
QUANDO SEI POR ONDE COMEÇAR, APERFEIÇOAR FICA MAIS FÁCIL.
Imagina que seus colaboradores façam o PLÁ e comecem a repensar suas apresentações.
Você pode chamar a gente para analisar junto com eles, o que já houve de melhorias e aprimorar os 3 pilares em tempo real.
A partir de mentorias, podemos andar juntos para que você crie, internamente, apresentadores referência em criar sentido.
Minha provocação de hoje é: clique agora nesse link ou na imagem abaixo e assista o primeiro episódio do PLÁ pra sentir a “vibe” dos nossos mestres.
Como levar o PLÁ pra dentro da sua empresa?
- Encaixe na sua grade de cursos.
- Leve pra toda a empresa inserindo em sua plataforma EAD.
- Compre acessos avulsos.
- O Blend Perfeito: complemente com mentorias onde iremos analisar os 3 pilares nas apresentações dos seus colaboradores e ir melhorando a eficácia, a cada novo encontro.
Gostou? Compartilhe com quem você quiser ou marque um papo conosco.
ESCREVA PRA GENTE:
contato@
CHAMA NO ZAP:
11 97216-7036