
A moça, um prodígio, no alto dos seus 22 anos, bonita, esbanjando simpatia, é chamada ao palco para receber um prêmio. Sorridente, ainda um pouco incrédula, ela se dirige lentamente para o local da consagração máxima, lembrando dos passos que a levaram até ali… mas sem prestar atenção aonde estava pisando naquele exato momento e, por isso, toma um belo tombo ao subir a escada!
A cena acima é real, bem recente, aconteceu com a Jennifer Lawrence, quando foi anunciada como vencedora do prêmio de melhor atriz no Oscar deste ano. E quem pensa que a moça ficou encabulada, que nada, ela tirou de letra. O que poderia ter sido um momento para ser esquecido, virou mais um motivo de elogios para ela, que não se intimidou, riu de si mesma, soube levar a situação com naturalidade… lições para qualquer um que pretende ser um bom apresentador.
A regra é clara: imprevistos acontecem. É impossível evitá-los. Por isso, o que importa é a maneira como você lida com eles. Do livro “Falar Bem é Fácil” (AGWM, 2007):
Se um imprevisto ocorrer, relaxe. Você nunca conseguirá ter o controle absoluto dos fatos e imprevistos, ainda mais quando se trata de relações humanas. Um pouco de adrenalina faz parte…
Algumas outras dicas:
Esqueceu algo?
Tudo bem, se você agir naturalmente provavelmente seu público nem vai perceber. Mantenha a calma, respire fundo, faça uma pausa, interaja com o público. Se ainda assim a informação não vier, siga em frente com a apresentação.
Perguntas inconvenientes ou sobre assunto desconhecido?
É sempre bom tentar prever que tipo de perguntas serão feitas e se preparar para elas, mas se surgir algo que você não tinha pensado antes, não se apavore nem aceite provocação, nunca perca de vista o objetivo que você quer alcançar. Anote os dados do interlocutor, diga que vai pesquisar e enviar uma resposta ou indique um especialista no assunto.
Escorregou, caiu?
Faça como a Jennifer Lawrence, levante-se, respire fundo, aja naturalmente, mantenha o bom humor e vá em frente.
Dá próxima vez que algo der errado, lembre-se, acontece! Todos podem errar e imprevistos acontecem, seja em Hollywood ou na sala de reuniões. Claro que isso não uma desculpa para aqueles que adoram dizer que apresentam “de improviso”. Você pode não ter controle sobre o que acontece a sua volta, mas sem dúvida alguma você deve ser dono da sua apresentação e, por consequência, do seu conteúdo. Por isso ensaiar é fundamental, quando você faz isso e tem controle sobre o que vai ser apresentado, é muito mais fácil ter naturalidade, em qualquer situação.