A questão é, você tem de 30 segundos a 1 minuto para vender sua ideia e se a coisa rolar, isso pode mudar a sua vida. A esse tipo de discurso damos o nome de “ELEVATOR PITCH”, ou, em bom português, “DISCURSO DE ELEVADOR”.
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Seja o seu alvo um investidor, um cliente em potencial ou até mesmo alguém que você quer arrebatar o coração, você precisa criar sentido. Mas o que é criar sentido?
Sabe quando dá aquele estalo no cérebro? Ah, entendi! Saquei! Ficou claro! Realmente isso é importante!
Quando algo faz sentido a pessoa enxerga “o benefício ou vantagem” dentro de si. É quando coração e cérebro dão match e chegam num acordo sobre o que está sendo dito. Já sentiu isso?
“Ok, entendi. Mas tá, como crio sentido?”

Ao ouvir algo, nosso cérebro, automaticamente, compara o que está sendo dito com o que já é conhecido, ou seja, você fala “bola vermelha” e a imagem só se forma no seu cérebro se se a pessoa já tiver visto e souber o que é bola vermelha.
Se houver uma sigla ou termo estranho, automaticamente, o cérebro se desliga do conteúdo e passa a buscar exclusivamente o significado daquela palavra e todo o resto se perde. Dependendo da ansiedade da pessoa, ela pode não ter paciência para voltar ao restante.
Então, simplifique, traga imagens, crie experiências visuais e que você tenha certeza que já faz parte do conhecimento do público.
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Conflito significa trazer algo que gere um desconforto: pode ser um problema, um desafio ou até mesmo uma oportunidade que você vai resolver com a sua solução.
Separei 3 exemplos (exemplos são meramente ilustrativos) pra te inspirar:
Ao iniciar com um conflito, você cria necessidade e interesse. Um dos maiores problemas nos discursos é que eles já começam na solução, mas se o ouvinte nem sequer percebeu o conflito, provavelmente não vai se interessar e nem entender a solução.
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Se você tem pouco tempo, quando for falar da solução não entre em detalhes. Traga as informações de maneira mais sucinta possível, trazendo elementos que irão ajudar a pessoa na sua frente, a ficar interessada em te dar mais tempo para ouvir o resto. Para isso, você tem que causar curiosidade. Ainda considerando os exemplos anteriores:
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O pedido não é trazer a proposta e entregar um documento, mesmo porque você teria que andar com materiais o tempo todo e oportunidade é algo que não dá pra prever, né? O objetivo é ficar atento que a comunicação é um meio para conseguir algo, então, deixe claro o que deseja. Vão aqui 2 ideias simples:
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Assim que tiver escrito seu DISCURSO DE ELEVADOR, é importante testá-lo exaustivamente, até ele fazer sentido pra você. Teste o discurso com seus amigos, mãe, pai, filhos, cachorro. Não importa o público mas sim, você não deixar pra fazer seu discurso pela primeira vez no momento tão esperado. Você precisa testar, limpar, lapidar, deixar simples e interessante.
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Por último, mas muito importante, na hora de abordar seja gentil e peça licença antes de falar. A abordagem é tudo! Se você chegar de forma muito invasiva pode assustar.

Um exemplo: Oi, você é Fulano(a)? Há muito tempo admiro seu trabalho e queria falar com você. Posso, nesse tempo de elevador, te jogar um desafio?
Agora vai lá e se prepare, oportunidade não é todo dia que acontece então, estar pronto para aproveitá-la é essencial para obter sucesso.
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Escrevi esse artigo para ajudar nossa amiga Giovanna Vanni, que faz parte do nosso grupo da Experiência Con.tato, nosso curso online que ajuda a roteirizar ideias e discursos com mais clareza. Foquei em trazer o tema do Elevator Pitch de um jeito leve e bem prático. Espero que você goste Giovanna! E que possa ajudar também mais pessoas <3.
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Quer aprender as habilidades relacionadas a este artigo?
Aqui vão dois caminhos: