1 minuto pra vender sua ideia

13 de fevereiro de 2020

Imagina que você tem um negócio que ainda está semeando e, de repente, entra no elevador e dá de cara com “aquela a pessoa” que pode fazer tudo acontecer? E aí você pensa: Meu Deus! O que eu falo pra chamar atenção? Chamo para um jantar? Pago um drink? Finjo um desmaio?

A questão é, você tem de 30 segundos a 1 minuto para vender sua ideia e se a coisa rolar, isso pode mudar a sua vida. A esse tipo de discurso damos o nome de “ELEVATOR PITCH”, ou, em bom português, “DISCURSO DE ELEVADOR”.

Mas como fazer, o que escolher, qual a ordem? É sobre isso que vou falar logo abaixo.

Tem que fazer sentido pro outro.

Seja o seu alvo um investidor, um cliente em potencial ou até mesmo alguém que você quer arrebatar o coração, você precisa criar sentido. Mas o que é criar sentido?

Sabe quando dá aquele estalo no cérebro? Ah, entendi! Saquei! Ficou claro! Realmente isso é importante!

Quando algo faz sentido a pessoa enxerga “o benefício ou vantagem” dentro de si. É quando coração e cérebro dão match e chegam num acordo sobre o que está sendo dito. Já sentiu isso?

“Ok, entendi. Mas tá, como crio sentido?”

1. Use termos simples, fáceis de serem compreendidos por qualquer pessoa.

Ao ouvir algo, nosso cérebro, automaticamente, compara o que está sendo dito com o que já é conhecido, ou seja, você fala “bola vermelha” e a imagem só se forma no seu cérebro se se a pessoa já tiver visto e souber o que é bola vermelha.

Se houver uma sigla ou termo estranho, automaticamente, o cérebro se desliga do conteúdo e passa a buscar exclusivamente o significado daquela palavra e todo o resto se perde. Dependendo da ansiedade da pessoa, ela pode não ter paciência para voltar ao restante.

Então, simplifique, traga imagens, crie experiências visuais e que você tenha certeza que já faz parte do conhecimento do público.

2. Comece o discurso pelo conflito.

Conflito significa trazer algo que gere um desconforto: pode ser um problema, um desafio ou até mesmo uma oportunidade que você vai resolver com a sua solução.

Separei 3 exemplos (exemplos são meramente ilustrativos) pra te inspirar:

  1. Você sabia que, hoje, mais de 100 mil pessoas do Brasil só investem em poupança porque não sabem que existem outras possibilidades de investir?
  2. Você gostaria de investir em um negócio que te daria uma rentabilidade de 200% em 6 meses?
  3. Você sabia que hoje, somente 20% dos oceanos estão livres de poluição?

Ao iniciar com um conflito, você cria necessidade e interesse. Um dos maiores problemas nos discursos é que eles já começam na solução, mas se o ouvinte nem sequer percebeu o conflito, provavelmente não vai se interessar e nem entender a solução.

 3. Fuja dos detalhes

Se você tem pouco tempo, quando for falar da solução não entre em detalhes. Traga as informações de maneira mais sucinta possível, trazendo elementos que irão ajudar a pessoa na sua frente, a ficar interessada em te dar mais tempo para ouvir o resto. Para isso, você tem que causar curiosidade. Ainda considerando os exemplos anteriores:

  1. Você sabia que, hoje, mais de 100 mil pessoas do Brasil só investem em poupança porque não sabem que existem outras possibilidades de investir? Eu criei um aplicativo que num só clique, a pessoa tira o dinheiro da poupança e já aplica no CDI, com rendimento 5,4% maior em apenas 1 ano.
  2. Você gostaria de investir em um negócio que te daria uma rentabilidade de 200% em 6 meses? Eu criei um sistema que organiza slides por busca para que as empresas consigam achar slides já feitos em alguns segundos. Com apenas 50 clientes (que eu já mapeei), eu já posso te garantir a rentabilidade que falei.
  3. Você sabia que hoje, somente 20% dos oceanos estão livres de poluição? Eu criei um aparelho que pode dissolver a poluição dos oceanos sem afetar o ecossistema. Em uma aplicação, consigo atingir uma área de 10km. Teria interesse em ouvir?

4 – Deixe claro o seu pedido

O pedido não é trazer a proposta e entregar um documento, mesmo porque você teria que andar com materiais o tempo todo e oportunidade é algo que não dá pra prever, né? O objetivo é ficar atento que a comunicação é um meio para conseguir algo, então, deixe claro o que deseja. Vão aqui 2 ideias simples:

  1. Você pode convidar a pessoa a sair do elevador e já agendar uma reunião – se ele(a) estiver interessado(a).
  2. Prepare um documento sobre o seu projeto, já deixe na caixa de e-mail para envio.

5 – Se prepare

Assim que tiver escrito seu DISCURSO DE ELEVADOR, é importante testá-lo exaustivamente, até ele fazer sentido pra você. Teste o discurso com seus amigos, mãe, pai, filhos, cachorro. Não importa o público mas sim, você não deixar pra fazer seu discurso pela primeira vez no momento tão esperado. Você precisa testar, limpar, lapidar, deixar simples e interessante.

6 – Seja gentil

Por último, mas muito importante, na hora de abordar seja gentil e peça licença antes de falar. A abordagem é tudo! Se você chegar de forma muito invasiva pode assustar.

Um exemplo: Oi, você é Fulano(a)? Há muito tempo admiro seu trabalho e queria falar com você. Posso, nesse tempo de elevador, te jogar um desafio?

Agora vai lá e se prepare, oportunidade não é todo dia que acontece então, estar pronto para aproveitá-la é essencial para obter sucesso.

Um PS importante:

Escrevi esse artigo para ajudar nossa amiga Giovanna Vanni, que faz parte do nosso grupo da Experiência Con.tato, nosso curso online que ajuda a roteirizar ideias e discursos com mais clareza. Foquei em trazer o tema do Elevator Pitch de um jeito leve e bem prático. Espero que você goste Giovanna! E que possa ajudar também mais pessoas <3.

La Gracia para você:

Quer aprender as habilidades relacionadas a este artigo?

Aqui vão dois caminhos:

  1. IN COMPANY – STORYTELLING QUE FAZ SENTIDO: A nossa proposta? Fazer seu público dizer: “Agora fez sentido!”
  2. EAD – EXPERIÊNCIA CON.TATO: tão importante quanto ser bom no que faz é saber comunicar

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