A questão é, você tem de 30 segundos a 1 minuto para vender sua ideia e se a coisa rolar, isso pode mudar a sua vida. A esse tipo de discurso damos o nome de “ELEVATOR PITCH”, ou, em bom português, “DISCURSO DE ELEVADOR”.
Seja o seu alvo um investidor, um cliente em potencial ou até mesmo alguém que você quer arrebatar o coração, você precisa criar sentido. Mas o que é criar sentido?
Sabe quando dá aquele estalo no cérebro? Ah, entendi! Saquei! Ficou claro! Realmente isso é importante!
Quando algo faz sentido a pessoa enxerga “o benefício ou vantagem” dentro de si. É quando coração e cérebro dão match e chegam num acordo sobre o que está sendo dito. Já sentiu isso?
Ok, entendi. Mas tá, como crio sentido?
Ao ouvir algo, nosso cérebro, automaticamente, compara o que está sendo dito com o que já é conhecido, ou seja, você fala “bola vermelha” e a imagem só se forma no seu cérebro se se a pessoa já tiver visto e souber o que é bola vermelha.
Se houver uma sigla ou termo estranho, automaticamente, o cérebro se desliga do conteúdo e passa a buscar exclusivamente o significado daquela palavra e todo o resto se perde. Dependendo da ansiedade da pessoa, ela pode não ter paciência para voltar ao restante.
Então, simplifique, traga imagens, crie experiências visuais e que você tenha certeza que já faz parte do conhecimento do público.
Conflito significa trazer algo que gere um desconforto: pode ser um problema, um desafio ou até mesmo uma oportunidade que você vai resolver com a sua solução.
Separei 3 exemplos abaixo pra te inspirar (exemplos são meramente ilustrativos):
a) Você sabia que, hoje, mais de 100 mil pessoas do Brasil só investem em poupança porque não sabem que existem outras possibilidades de investir?
b) Você gostaria de investir em um negócio que te daria uma rentabilidade de 200% em 6 meses?
c) Você sabia que hoje, somente 20% dos oceanos estão livres de poluição?
Ao iniciar com um conflito, você cria necessidade e interesse. Um dos maiores problemas nos discursos é que eles já começam na solução, mas se o ouvinte nem sequer percebeu o conflito, provavelmente não vai se interessar e nem entender a solução.
Se você tem pouco tempo, quando for falar da solução não entre em detalhes. Traga as informações de maneira mais sucinta possível, trazendo elementos que irão ajudar a pessoa na sua frente, a ficar interessada em te dar mais tempo para ouvir o resto. Para isso, você tem que causar curiosidade. Ainda considerando os exemplos anteriores:
a) Você sabia que, hoje, mais de 100 mil pessoas do Brasil só investem em poupança porque não sabem que existem outras possibilidades de investir? Eu criei um aplicativo que num só clique, a pessoa tira o dinheiro da poupança e já aplica no CDI, com rendimento 5,4% maior em apenas 1 ano.
b) Você gostaria de investir em um negócio que te daria uma rentabilidade de 200% em 6 meses? Eu criei um sistema que organiza slides por busca para que as empresas consigam achar slides já feitos em alguns segundos. Com apenas 50 clientes (que eu já mapeei), eu já posso te garantir a rentabilidade que falei.
c) Você sabia que hoje, somente 20% dos oceanos estão livres de poluição? Eu criei um aparelho que pode dissolver a poluição dos oceanos sem afetar o ecossistema. Em uma aplicação, consigo atingir uma área de 10km. Teria interesse em ouvir?
O pedido não é trazer a proposta e entregar um documento, mesmo porque você teria que andar com materiais o tempo todo e oportunidade é algo que não dá pra prever, né? O objetivo é ficar atento que a comunicação é um meio para conseguir algo, então, deixe claro o que deseja. Vão aqui 2 ideias simples:
Assim que tiver escrito seu DISCURSO DE ELEVADOR, é importante testá-lo exaustivamente, até ele fazer sentido pra você. Teste o discurso com seus amigos, mãe, pai, filhos, cachorro. Não importa o público mas sim, você não deixar pra fazer seu discurso pela primeira vez no momento tão esperado. Você precisa testar, limpar, lapidar, deixar simples e interessante.
Por último, mas muito importante, na hora de abordar seja gentil e peça licença antes de falar. A abordagem é tudo! Se você chegar de forma muito invasiva pode assustar.
Um exemplo: Oi, você é Fulano(a)? Há muito tempo admiro seu trabalho e queria falar com você. Posso, nesse tempo de elevador, te jogar um desafio?
Agora vai lá e se prepare, oportunidade não é todo dia que acontece então, estar pronto para aproveitá-la é essencial para obter sucesso .