Ao começar uma apresentação você abre o PowerPoint e escreve no primeiro slide que aparece? Então nossas dicas vão facilitar bastante a sua vida!
Não é só você que faz isso. Muita gente, ao começar uma apresentação,
abre o PowerPoint (ou qualquer outra ferramenta de apresentações) e começa, bom, do começo. Slide 1, título, slide 2, resumo, slide 3… hum, será que coloco um resumo? Ou melhor aqui inserir uma imagem? E se eu colocar o título em cima da imagem? Esquece, melhor já começar com o gráfico principal. Ou…
Bom, nem precisamos dizer que,
por mais óbvio que possa parecer começar uma apresentação pelo primeiro slide, não é por aí que você deve iniciar. Mas por onde então? Pelo roteiro!
Pois é, roteiro. Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas antes de sair fazendo slides por aí, o primeiro passo é pensar no roteiro da sua apresentação.
2. Criar sentido para o público
Quando você começa a pensar no roteiro da sua apresentação, as respostas para algumas questões torna-se fundamentais:
Sobre o público
- Quem é o público-alvo da apresentação?
- O que já sabem sobre o assunto e o que querem saber?
- O que você quer que eles saibam?
- O que essa apresentação significa para elas?
- Você espera alguma ação ou mudança de comportamento? Qual?
Sobre o objetivo da apresentação
- Qual o objetivo principal da apresentação?
- Quais conflitos / dúvidas / problemas precisam ser resolvidos?
- Qual a mensagem principal?
- O que essa apresentação significa para você?
Ao sair do PowerPoint e partir para o Word ou mesmo uma folha de papel, você se liberta das amarras e restrições do software e começa a pensar no que realmente importa para que sua mensagem faça sentido para o público e para que você alcance seu objetivo. É o cruzamento dessas informações que te permitirá criar sentido para sua mensagem.
3. Envolver, gerar compreensão e ação
Sem compreensão, não há interesse e, muito menos ação. Um bom roteiro transforma conteúdos densos e complexos em histórias simples, compreensíveis e interessantes. Acende os momentos mais importantes da história para causar nas pessoas emoções e vontade de continuar adiante.
Um roteiro bem construído pode até mesmo eliminar a necessidade de usar slides em sua apresentação. E caso os slides sejam indispensáveis, o roteiro garante que os slides estejam alinhados ao objetivo principal de uma apresentação eficiente: facilitar a compreensão e inspirar pessoas a agir.