A conexão existe quando a minha realidade começa a entrar na realidade do outro.
Você já se sentiu reprimido quando tentou expor sua opinião em uma conversa? Já rejeitou uma ideia porque era complicada demais? Já desistiu de ouvir alguém porque o assunto era longo e chato? Já teve que refazer uma apresentação várias vezes porque o conteúdo foi mal explicado? Já dormiu durante um evento onde tudo parecia uma grande repetição de padrões?
Se a sua resposta foi sim a qualquer uma dessas perguntas, saiba que você faz parte da grande maioria que não aguenta mais comunicação imposta, confusa e sem sentido.
Centenas de ideias, projetos e negócios morrem todos anos por 3 razões:
O jeito de comunicar não desperta interesse
as pessoas não conseguem entender o que está sendo dito
quando entendem, não conseguem enxergar o conteúdo aplicado em suas realidades
E tudo isso é tão comum que a gente acaba achando “normal”, até que um dia você encontra alguém diferente, que te provoca, te insere e te faz refletir. Aí você pensa: essa pessoa explica de um jeito tão simples e interessante que mudou totalmente a minha forma de pensar…
Isso só é possível quando o que é dito “faz sentido pra você”. Quando o que está solto e desfragmentado, de repente se conecta com algo que você conhece e que, de alguma forma, tem uma relação com a sua vida. E a partir de uma nova análise sobre essa relação, é que você se transforma.
Parece incrível, não é? Mas como fazer isso quando você não é o público mas sim, o comunicador?
Há mais de 8 anos, temos estudado, experimentado e analisado esse processo da comunicação e chegamos em três premissas básicas para criar sentido:
o comunicador precisa entender e acreditar no próprio conteúdo;
investigar a realidade do público é entrar a fundo nas dores, angústias e verdades;
é preciso envolver o público na fase inicial de concepção das ideias e não quando está tudo pronto.
Tudo isso se traduz em colocar as pessoas, suas dores, necessidades e desejos como ponto de partida para a construção da comunicação. É desenvolver soluções e resolver problemas de forma humanizada e colaborativa. Essa é a essência da Inteligência de Comunicação Centrada em Pessoas.
Nossa missão? Promover ambientes, ferramentas e diretrizes para que isso seja possível.
Somos a La Gracia, conectamos pessoas para inspirar transformação.
new RDStationForms(‘inteligencia-de-comunicacao-0d988210c73ab9aeecb9-html’, ‘UA-59537028-1’).createForm();
Compartilhar notícia
SITE NOVO, MESMA INQUIETUDE: TRANSFORMAR O AMBIENTE DE TRABALHO
Descubra como a La Gracia, com sua inquietude e metodologia (CFS), ajuda a transformar o ambiente de trabalho, harmonizando as relações e promovendo sentido na comunicação entre as pessoas dentro das empresas. Conheça nosso novo site!
DESENTERRANDO HISTÓRIAS: O VERDADEIRO TESOURO DO EMPLOYER BRANDING
Quantas histórias incríveis ficam enterradas na sua empresa? No case da International Paper, elas foram reveladas e viraram força de employer branding.
Quando você se abre para escutar o outro, você estabelece uma conexão mútua e automaticamente recebe essa escuta de volta. Joy & Heron é sobre a compreensão além das palavras.