Aumente o poder do seu cérebro (e faça apresentações melhores!)

30 de julho de 2012

Aumente o Poder do Seu Cérebro é o nome, pelo menos no Brasil, de um livro escrito pelo biólogo molecular John Medina. Mas o nome dele poderia facilmente ser “Como Educar Melhor” ou “Como Produzir Ambientes de Trabalho Mais Produtivos”, isso se formos nos ater ao caráter de autoajuda que sugeriram os responsáveis pela tradução do livro para o português. Aliás, faço aqui um adendo, sempre achei que, no Brasil, temos um gosto um tanto quanto “peculiar” no que se refere à tradução dos nomes de livros e filmes. E este é um dos casos onde erraram na mão, forçando o livro em uma direção (e público) enquanto que, na verdade, o conteúdo do livro segue por um caminho totalmente diferente. Aproveitando o gancho da discussão sobre o nome, vale dizer que, originalmente, o livro se chama “Brain Rules”, ou “Regras do Cérebro” em tradução livre. E são estas regras, 12 no total, que nos ajudam a compreender melhor o funcionamento do cérebro em diversos aspectos como, por exemplo, a absorção de conteúdo em uma aula ou apresentação. Com uma linguagem bastante simples, mesmo quando aborda temas mais “científicos”, John Medina facilita nossa compreensão através de histórias que atraem nossa atenção e fazem com que os conceitos transmitidos sejam fixados com mais eficiência. E sim, ao fazer isso ele já está pondo em prática alguns dos ensinamentos do livro que são extremamente pertinentes à realidade de quem faz apresentações, principalmente as regras 4 e 5, referentes à atenção e memória, respectivamente.
Confiram abaixo a lista com todas as Regras do Cérebro: Atividade física – Regra nº 1: Os exercícios aumentam o poder do cérebro Sobrevivência – Regra nº 2: O cérebro também evoluiu Conexões – Regra nº 3: Todo cérebro tem conexões específicas Atenção – Regra nº 4: Ninguém presta atenção em coisas chatas Memória de curto prazo – Regra nº 5: Repita para se lembrar Memória de longo prazo – Regra nº 6: Lembre-se para repetir Sono – Regra nº 7: Durma bem, pense bem Estresse – Regra nº 8: Cérebros estressados não aprendem do mesmo modo Integração sensorial – Regra nº 9: Estimule mais sentidos ao mesmo tempo Visão – Regra nº 10: A visão se sobrepõe aos outros sentidos Diferenças entre os sexos – Regra nº 11: O homem e a mulher têm cérebros diferentes Exploração – Regra nº 12: Somos grandes exploradores naturais Em algumas mais do que em outras, mas em todas estas regras é possível identificar informações valiosas, principalmente se você é educador ou executivo. Aliás, o foco de Medina durante todo o livro está nestes públicos. Por diversas vezes ele questiona a forma com que os ambientes escolares e corporativos foram moldados, sugerindo inclusive que, se quiséssemos construir um ambiente profissional oposto àquele que pode fazer o cérebro produzir o máximo possível, teríamos algo parecido com o que temos hoje. Com tudo isso, volto ao que eu disse lá no começo, tentar vender este livro como sendo de autoajuda é limitar seu potencial. Mas, se ainda assim você quiser levar a leitura do livro para este lado, você pode. Com o conhecimento que pode adquirir com este livro, você será capaz de aprender melhor, ensinar melhor, produzir mais e, claro, fazer apresentações melhores. Isso porque, ao ler o livro, você vai aprender, por exemplo, que nós não prestamos atenção em coisas chatas, algo que apesar de parecer óbvio, aparentemente é ignorado pela maioria dos executivos ao fazerem enfadonhas apresentações de PowerPoint. Além disso, você vai ler dicas importantes sobre como hierarquizar suas informações ou manter a atenção de sua audiência simplesmente inserindo novos e diferentes estímulos dentro de certo intervalo de tempo e por aí vai. Certamente há muito mais para se absorver, só que eu vou parando por aqui porque não quero estragar a leitura de ninguém!

Compartilhar notícia

Novo site, mesma inquietude: Transformar o ambiente de trabalho

SITE NOVO, MESMA INQUIETUDE: TRANSFORMAR O AMBIENTE DE TRABALHO

Descubra como a La Gracia, com sua inquietude e metodologia (CFS), ajuda a transformar o ambiente de trabalho, harmonizando as relações e promovendo sentido na comunicação entre as pessoas dentro das empresas. Conheça nosso novo site!
Mãos segurando terra escura, com um diamante brilhante em destaque no centro. Pequenos brotos verdes emergem do solo e sujeira de terra cobre parcialmente as mãos e o diamante.

DESENTERRANDO HISTÓRIAS: O VERDADEIRO TESOURO DO EMPLOYER BRANDING

Quantas histórias incríveis ficam enterradas na sua empresa? No case da International Paper, elas foram reveladas e viraram força de employer branding.

JOY & HERON: COMPREENSÃO ALÉM DAS PALAVRAS

Quando você se abre para escutar o outro, você estabelece uma conexão mútua e automaticamente recebe essa escuta de volta. Joy & Heron é sobre a compreensão além das palavras.