Infografia: ferramenta importante nas apresentações

3 de agosto de 2011

“Infografia é uma maneira de representar informações, por muitas vezes complexas, de uma maneira mais dinâmica, criativa e visual. É um recurso muito utilizado em revistas, jornais e livros didáticos. É uma união entre informação e recursos gráficos para facilitar ao máximo a comunicação.”
Pronto, você está devidamente apresentado à infografia. Bom, na verdade, a infografia, ou melhor, os infográficos, já fazem parte do seu dia a dia há tempos. Ao assistir um telejornal, é muito comum esse recurso para explicar as causas de um acidente, por exemplo. Assim, em segundos compreendemos o que aconteceu, porque, quem fez o quê e onde estavam as vítimas ou mesmo aqueles que escaparam ilesos, isso de um jeito que, possivelmente, nem mesmo uma fala longa e detalhada daria conta de fazer. Nós vemos a infografia sendo usada o tempo todo, em revistas, jornais, sites e em diversas outras mídias por aí, até mesmo na ciência. O tema, aliás, tem tanta relevância que existem prêmios específicos como o Malofiej e o Best of Digital Design, considerada a principal premiação internacional de infografia para conteúdos veiculados na internet e organizada pela “Society For News Design”. Neste último, inclusive, o jornal O Globo, aqui do Brasil, ganhou prêmio de excelência por dois trabalhos: O documentário “A Guerra do Brasil” e o projeto especial “Bravo Zulu”. Merece destaque também o trabalho de algumas publicações, como as revistas Super Interessante e Mundo Estranho, com infográficos ricamente ilustrados e, er… bem, super interessantes, além do portal Nexo, que traz um trabalho com dados focado na simplicidade e na fácil compreensão. Bom, e se estamos falando em representações visuais e informação, ora, também falamos de apresentações. Em uma apresentação, o infográfico é um elemento importantíssimo para reforçar a fala do apresentador e mostrar dados complexos de maneira simples, rápida e didática. E recursos, como as animações que o PowerPoint permite realizar, ajudam a tornar ainda mais visuais os elementos de informação, direcionando os olhos do público para o que realmente importa. Não à toa, aqui na La Gracia usamos este recurso constantemente, como nos exemplos abaixo.

Obs: em respeito ao sigilo quanto às informações de nossos clientes, omitimos números e dados relevantes

No final das contas, o infográfico torna os dados mais “gostosos” de serem vistos, lidos e analisados. Ajudam também a compreender o universo no qual estes dados estão inseridos, como nos casos acima. Infográficos podem, inclusive, serem divertidos! Depende da ocasião e da criatividade do designer. Se você se interessou sobre o tema, saiba que existem excelentes livros como o do Mário Kanno ou do Ary Moraes, que é fera em infografia. Além disso, convidamos você, a partir de agora, para manter o radar ligado e encontrar referências por aí. Ah, e claro, não esqueça de comentar aqui e compartilhar suas descobertas com a gente! Para fechar, uma dica: o Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online. Pode ter dar uma bela força na hora de criar infográficos bem bacanas!

Compartilhar notícia

Novo site, mesma inquietude: Transformar o ambiente de trabalho

SITE NOVO, MESMA INQUIETUDE: TRANSFORMAR O AMBIENTE DE TRABALHO

Descubra como a La Gracia, com sua inquietude e metodologia (CFS), ajuda a transformar o ambiente de trabalho, harmonizando as relações e promovendo sentido na comunicação entre as pessoas dentro das empresas. Conheça nosso novo site!
Mãos segurando terra escura, com um diamante brilhante em destaque no centro. Pequenos brotos verdes emergem do solo e sujeira de terra cobre parcialmente as mãos e o diamante.

DESENTERRANDO HISTÓRIAS: O VERDADEIRO TESOURO DO EMPLOYER BRANDING

Quantas histórias incríveis ficam enterradas na sua empresa? No case da International Paper, elas foram reveladas e viraram força de employer branding.

JOY & HERON: COMPREENSÃO ALÉM DAS PALAVRAS

Quando você se abre para escutar o outro, você estabelece uma conexão mútua e automaticamente recebe essa escuta de volta. Joy & Heron é sobre a compreensão além das palavras.