“Infografia é uma maneira de representar informações, por muitas vezes complexas, de uma maneira mais dinâmica, criativa e visual. É um recurso muito utilizado em revistas, jornais e livros didáticos. É uma união entre informação e recursos gráficos para facilitar ao máximo a comunicação.”Pronto, você está devidamente apresentado à infografia. Bom, na verdade, a infografia, ou melhor, os infográficos, já fazem parte do seu dia a dia há tempos. Ao assistir um telejornal, é muito comum esse recurso para explicar as causas de um acidente, por exemplo. Assim, em segundos compreendemos o que aconteceu, porque, quem fez o quê e onde estavam as vítimas ou mesmo aqueles que escaparam ilesos, isso de um jeito que, possivelmente, nem mesmo uma fala longa e detalhada daria conta de fazer. Nós vemos a infografia sendo usada o tempo todo, em revistas, jornais, sites e em diversas outras mídias por aí, até mesmo na ciência. O tema, aliás, tem tanta relevância que existem prêmios específicos como o Malofiej e o Best of Digital Design, considerada a principal premiação internacional de infografia para conteúdos veiculados na internet e organizada pela “Society For News Design”. Neste último, inclusive, o jornal O Globo, aqui do Brasil, ganhou prêmio de excelência por dois trabalhos: O documentário “A Guerra do Brasil” e o projeto especial “Bravo Zulu”. Merece destaque também o trabalho de algumas publicações, como as revistas Super Interessante e Mundo Estranho, com infográficos ricamente ilustrados e, er… bem, super interessantes, além do portal Nexo, que traz um trabalho com dados focado na simplicidade e na fácil compreensão. Bom, e se estamos falando em representações visuais e informação, ora, também falamos de apresentações. Em uma apresentação, o infográfico é um elemento importantíssimo para reforçar a fala do apresentador e mostrar dados complexos de maneira simples, rápida e didática. E recursos, como as animações que o PowerPoint permite realizar, ajudam a tornar ainda mais visuais os elementos de informação, direcionando os olhos do público para o que realmente importa. Não à toa, aqui na La Gracia usamos este recurso constantemente, como nos exemplos abaixo.
Obs: em respeito ao sigilo quanto às informações de nossos clientes, omitimos números e dados relevantes