5 dicas para apresentações matadoras com PowerPoint no trabalho ou na aula

5 de agosto de 2015

Matéria publicada originalmente no UOL É hora de apresentar os resultados para a equipe ou diretoria. Mas, depois de dias de esforço e noites em claro, todo o seu trabalho pode ir por água abaixo se a apresentação for mal feita. “Apesar de fazer parte do dia a dia, apresentação não é aprendida na escola, muito menos na universidade”, afirma Joyce Baena, sócia da La Gracia, empresa especializada em apresentações. “As pessoas não têm o costume de organizar as ideias antes de passar adiante. Elas normalmente pegam dados e jogam, sem dar forma.” Ela diz que o objetivo deve ser capturar a atenção do ouvinte e comunicar a ideia de maneira clara e direta. Caso contrário, os negócios podem até ficar ameaçados.
“Quem está recebendo a informação não tem coragem de falar que não entendeu. Geralmente, é treinado a parecer inteligente o tempo todo e acha que, ao falar que não entendeu, pode parecer um profissional fraco”, afirma Baena. “[O ouvinte] não entende. Não fala. E vai tomar decisões erradas porque não compreendeu [o que foi apresentado]”. Por isso, ela listou dicas para uma apresentação eficiente.

1 – Conecte as informações

Ao começar, primeiro explique a função e a principal importância do que está sendo apresentado. Não comece falando de detalhes ou números específicos. “Preciso primeiro criar a conexão entre aquilo que estou falando e aquilo que o ouvinte conhece”, afirma Joyce Baena. Na sua fala, passe os dados de maneira conectada uns com os outros. O foco devem ser as estratégias a serem tomadas e os objetivos. Os números devem complementar isso.2.a

2 – Enxugue os dados

Ao fazer o slide de PowerPoint, preocupe-se em organizar e juntar os elementos de maneira a facilitar a compreensão de quem está vendo. Não o deixe muito poluído, com dados demais. “Parece que [ao fazer a apresentação] as pessoas têm a tendência de olhar para o slide e achar que, se deixar um espaço vazio, vão perder dinheiro”, afirma Baena. 3.a3.b

3 – Destaque o que é importante

Não copie e cole tabelas e gráficos do Excel direto no slide do PowerPoint. Preocupe-se em tornar os números legíveis e destaque o que é mais importante. 4.a4.b

4 – Crie uma unidade visual

Ao pegar slides que recebeu de diversas áreas da empresa para sua apresentação, crie uma unidade visual entre os elementos deles, como títulos e tabelas. Caso contrário, a apresentação vai parecer uma colcha de retalhos, demonstrando falta de cuidado com a informação. 5.a

5 – Cuidado com as animaçõesanimacao_tosca

Não use animações exageradas (como no vídeo acima -clique para ver), sem ter uma função específica. Animação pode ser um ótimo recurso quando usada para apresentar os dados em etapas, criando blocos de pensamento que acompanham o ritmo do que está sendo falado (veja vídeo abaixo). animacao_boa    

Compartilhar notícia

Novo site, mesma inquietude: Transformar o ambiente de trabalho

SITE NOVO, MESMA INQUIETUDE: TRANSFORMAR O AMBIENTE DE TRABALHO

Descubra como a La Gracia, com sua inquietude e metodologia (CFS), ajuda a transformar o ambiente de trabalho, harmonizando as relações e promovendo sentido na comunicação entre as pessoas dentro das empresas. Conheça nosso novo site!
Mãos segurando terra escura, com um diamante brilhante em destaque no centro. Pequenos brotos verdes emergem do solo e sujeira de terra cobre parcialmente as mãos e o diamante.

DESENTERRANDO HISTÓRIAS: O VERDADEIRO TESOURO DO EMPLOYER BRANDING

Quantas histórias incríveis ficam enterradas na sua empresa? No case da International Paper, elas foram reveladas e viraram força de employer branding.

JOY & HERON: COMPREENSÃO ALÉM DAS PALAVRAS

Quando você se abre para escutar o outro, você estabelece uma conexão mútua e automaticamente recebe essa escuta de volta. Joy & Heron é sobre a compreensão além das palavras.