Qual a diferença entre um slide bonito e um slide com design?

23 de maio de 2022

Muito além de criar um slide bonito, recentemente, no artigo “A La Gracia ainda faz apresentações?”, eu disse que a La Gracia nasceu criando conexão por meio de apresentações. E tudo o que a gente foi aprendendo, ao fazer apresentações para presidentes e executivos do corporativo, fomos levando para nossos cursos. E tudo o que fomos percebendo de dificuldades na realidade dos aprendizes, fomos levando para as apresentações que fazíamos. aprendendo-com-a-troca Essa troca nos ajudou a testar, aprimorar e simplificar ao máximo a nossa forma de fazer apresentações. E dela nasceu UM MÉTODO, uma forma diferente de olhar para a apresentação como um todo, o que também inclui os slides. Pensando em slides, aprendemos que fazer slide bonito é fácil: basta colocar uma imagem bacana, uma fonte legal e combinar bem as cores.   Mas o ponto é:
  • isso basta pra gerar compreensão?
  • direciona os olhos de quem vê para o que você quer mostrar?
  • Deixa clara a intenção da mensagem?
  • Deixa fácil de entender?
  • Faz sentido?

Estética por estética não garante funcionalidade. O que traz função é o DESIGN por trás da estética.

Usar o DESIGN para criar slides significa:

escolher formas, cores, imagens e fontes com inteligência para transmitir uma mensagem eficaz, que responda a todas as perguntas que coloquei nos tópicos logo acima.

Mas para que aprender a usar design em seus slides? 

Pode parecer brincadeira, mas já parou pra pensar o que apresentações confusas, carregadas de conteúdo e complexas causam no dia-a-dia seu e das pessoas da sua empresa? Retrabalho, cansaço, frustração, tanto para quem faz os slides quanto para quem assiste. Ao entender melhor como aplicar o design em seus slides, você ganha mais tempo, porque saberá como passar a mensagem que deseja. Além disso, terá reuniões mais produtivas, explicações mais claras, um público mais engajado porque vai entender melhor o que você diz. E o melhor, sentir orgulho dos seus slides não tem preço, pode acreditar.

E o que você pode fazer agora para aprender mais sobre design ou ensinar seus colaboradores?

Depois de ensinar mais de 25 mil alunos e ver que FUNCIONA, a gente resolveu organizar tudo em um curso online. Mas claro que a gente não poderia focar em expor conteúdo. A gente quis gerar uma experiência divertida, gostosa de acompanhar e com muitos tutoriais para que a aprendizagem aconteça na prática.

Foi assim que nasceu O POVO CONTRA O PPT!

Imagina que o PPT (Power Point), nosso personagem, é levado ao tribunal sendo acusado pelas apresentações ruins que a gente vê por aí. E um juiz muito espirituoso precisa conduzir o julgamento, nos ajudando a entender se o réu é culpado ou inocente. Quer saber o final dessa história? A minha provocação de hoje é: clique sobre a imagem abaixo e assista o primeiro episódio dessa saga. Se você precisa fazer apresentações ou tem que treinar pessoas para isso, pode se surpreender. Clique aqui e conheça mais sobre O POVO CONTRA O PPT →

Como levar O POVO CONTRA O PPT pra dentro da sua empresa? 

  1. Encaixe na sua grade de cursos.
  2. Leve pra toda a empresa inserindo em sua plataforma EAD.
  3. Compre acessos avulsos.
  4. O Blend Perfeito: complemente com mentorias onde analisamos as apresentações dos seus colaboradores e vamos melhorando a eficácia, a cada novo encontro.
Gostou? Compartilhe com quem você quiser ou marque um papo conosco:
ESCREVA PRA GENTE: contato@ CHAMA NO ZAP: 11 97216-7036

Compartilhar notícia

1 minuto pra vender sua ideia

Imagina que você tem um negócio que ainda está semeando e, de repente, entra no elevador e dá de cara com “aquela a pessoa” que pode fazer tudo acontecer? E aí você pensa: Meu Deus! O que eu falo pra chamar atenção? Chamo para um jantar? Pago um drink? Finjo um desmaio?

Ambientes de confiança não se constroem sozinhos

“Ambientes de confiança não se constroem sozinhos” – foi por meio dessa constatação que tivemos a ideia de construir um projeto específico para criar ambientes de segurança emocional entre as pessoas.

Como provocar líderes diretivos a serem mais construtivos

Pense o seguinte, uma pessoa que passou a vida toda com pensamento diretivo, autoritário e ditador vai dizer que mudou pra alguém? Não! Primeiro ele percebe, sente e entra em conflito consigo mesmo. Esse processo é silencioso, demorado e muitas vezes, doloroso.