No mundo corporativo são várias as atividades e ações que podem e precisam passar pelo mesmo processo de “didatização”. Comunicação interna, reuniões, apresentações, treinamentos, atendimentos, comunicações com clientes e materiais de divulgação são apenas alguns exemplos.
Quais são os aspectos e características que podem ser trabalhados e aprimorados para tornar nossa comunicação didática, principalmente no mundo corporativo?
Todos nós, quando precisamos tomar um medicamento, já passamos pela experiência angustiante de tentar ler e entender uma bula, cuja função é oferecer informações sobre a composição do medicamento, contraindicações, uso, etc. Certamente, não é o que chamaríamos de comunicação didática.
“O conteúdo está todo lá, com riqueza de detalhes e não faltam informações sobre o medicamento”
Só que, além de uma lupa, precisamos de um dicionário de termos médicos e científicos para entender alguma coisa, isso quando conseguimos localizar em que parte do material está a dúvida que queremos esclarecer.
Isso começou a mudar. A Anvisa determinou que as bulas devem ser “didatizadas” para o consumidor. E o que isso significa?
Layout mais atraente
Localização imediata das informações
Utilização de letras maiores
Apresentação do conteúdo em forma de perguntas
Adequação de linguagem para públicos leigos
Redação mais simples
Informação “com sentido” para o consumidor
Elaboração de duas bulas: uma para o profissional especializado e outra para o consumidor
Contatos para esclarecimentos de dúvidas
Uso de imagens e esquemas para facilitar o entendimento
Esses são apenas alguns aspectos e características que podem ser trabalhados e aprimorados quando se pretende tornar nossa comunicação mas didática em qualquer situação.
E no mundo corporativo, quais são as medidas que podemos tomar para uma comunicação mais didática?
No mundo corporativo são várias as atividades e ações que podem e precisam passar pelo mesmo processo de “didatização”: comunicação interna, reuniões, apresentações, treinamentos, instruções, atendimentos, demonstrações, comunicações com clientes, vendas consultivas, materiais de divulgação, etc.
Didatizar informações e comunicações só traz benefícios ao mundo corporativo:
Menos retrabalho
Maior autonomia para os colaboradores
Menos acidentes (instruções mais claras e compreensíveis)
Reuniões e apresentações mais eficientes e produtivas
Da mesma maneira que na publicidade cria-se e planeja-se para persuadir, seduzir e influenciar, na comunicação didática cria-se e planeja-se para facilitar a compreensão e a aprendizagem.
Compartilhar notícia
SITE NOVO, MESMA INQUIETUDE: TRANSFORMAR O AMBIENTE DE TRABALHO
Descubra como a La Gracia, com sua inquietude e metodologia (CFS), ajuda a transformar o ambiente de trabalho, harmonizando as relações e promovendo sentido na comunicação entre as pessoas dentro das empresas. Conheça nosso novo site!
DESENTERRANDO HISTÓRIAS: O VERDADEIRO TESOURO DO EMPLOYER BRANDING
Quantas histórias incríveis ficam enterradas na sua empresa? No case da International Paper, elas foram reveladas e viraram força de employer branding.
Quando você se abre para escutar o outro, você estabelece uma conexão mútua e automaticamente recebe essa escuta de volta. Joy & Heron é sobre a compreensão além das palavras.