E se eu te disser que é uma xícara de café? Faz sentido pra você? Eu aposto que você acabou de criar uma imagem comparativa na sua cabeça, na qual provavelmente imaginou a típica xícara arredondada de porcelana branca com uma asa do lado direito, ou algo parecido com isso, certo?
Para processarmos uma imagem nova, nosso cérebro automaticamente busca primeiro por imagens familiares como ponto de partida.
Também posso supor que a imagem típica da xícara de café que veio em sua mente, diferente da xícara da imagem acima, faz muito mais sentido para você, não é mesmo? Para nós esse é o design ideal de uma xícara.
Por essa falta de percepção do que é um bom design, muitas vezes optamos apenas pelo belo, sem considerar a sua funcionalidade. Isso não quer dizer que o design não pode ser belo, muito pelo contrário! Quando conseguimos unir a estética com a funcionalidade, temos o melhor dos mundos.
Quando pensamos no design de apresentações, é justamente isso que buscamos. A função principal de uma apresentação no PPT é trazer elementos visuais para facilitar e fortalecer a mensagem que o apresentador está transmitindo naquele momento.
A fonte, por exemplo, pode ter a função de definir o tom da apresentação, indicando se será um assunto mais sério e formal ou mais lúdico e divertido. A escolha de seus diferentes tamanhos e espaçamentos, servem para facilitar a nossa leitura, guiando nossos olhos para o que é mais importante na mensagem. Isso é o que chamamos de hierarquia da informação. Também podemos usar as cores e imagens para gerar algum tipo de emoção em nosso público. A imagem é uma comunicação universal e quando associamos a nossa mensagem com uma imagem que é familiar para o público, criamos memória. Para finalizar, o mais importante antes de fazer todas essas escolhas visuais funcionais, é primeiro conhecer o seu público e entender do que ELES precisam.Para nós da LA GRACIA, TUDO TEM FUNÇÃO ALÉM DA ESTÉTICA.
Com o Workshop Design e Criatividade no PPT, da La Gracia,por meio de uma metodologia já consolidada, discussão de casos reais e dinâmicas colaborativas, os alunos aprendem a utilizar os princípios do DESIGN para fazer slides mais limpos, bonitos e fáceis de entender. Pensando na construção de slides e materiais visuais, seus colaboradores passarão a:NÃO É APRENDENDO MAIS FERRAMENTAS OU SE ENTUPINDO DE MAIS CONTEÚDOS QUE VOCÊ VAI TORNAR ESSES CENÁRIOS REAIS.
