Gestor não deve expressar opinião pessoal quando der más notícias

13 de setembro de 2015

Matéria publicada originalmente na Folha de S. Paulo por Gabriela Stocco. Quando um gestor tem a tarefa de transmitir informações ruins aos funcionários, como corte de benefício ou demissões, deve se preparar. Para Joyce Baena, da agência de comunicação corporativa La Gracia, se a notícia tiver uma consequência mais grave para alguns funcionários, é preciso comunicá-la individualmente. Veja outras dicas de Baena para o momento de dar más notícias aos funcionários:
PREPARE A AUDIÊNCIA Fale sobre o contexto da companhia e quais medidas foram usadas para tentar evitar a ação desagradável, como um corte de benefícios, e por que a alternativa escolhida pela empresa é a mais adequada. DÊ ESPERANÇA Mesmo que não haja uma data para reverter a medida, mostre que há espaço (e um plano palpável) para isso. Marque uma data para conversar sobre o tema, mesmo sem o compromisso de tomar decisões. TIRE DÚVIDAS Ao final da reunião, dedique tempo para ouvir reclamações e dúvidas. Para evitar mal-entendidos, distribua material com os detalhes da decisão e contato de quem a equipe deve procurar para esclarecimentos. SIGA A PIRÂMIDE A cúpula da empresa deve apresentar as decisões aos líderes, que, por sua vez, informarão suas equipes. É preciso que todos tenham o mesmo discurso e não expressem sua opinião pessoal.

Compartilhar notícia

Novo site, mesma inquietude: Transformar o ambiente de trabalho

SITE NOVO, MESMA INQUIETUDE: TRANSFORMAR O AMBIENTE DE TRABALHO

Descubra como a La Gracia, com sua inquietude e metodologia (CFS), ajuda a transformar o ambiente de trabalho, harmonizando as relações e promovendo sentido na comunicação entre as pessoas dentro das empresas. Conheça nosso novo site!
Mãos segurando terra escura, com um diamante brilhante em destaque no centro. Pequenos brotos verdes emergem do solo e sujeira de terra cobre parcialmente as mãos e o diamante.

DESENTERRANDO HISTÓRIAS: O VERDADEIRO TESOURO DO EMPLOYER BRANDING

Quantas histórias incríveis ficam enterradas na sua empresa? No case da International Paper, elas foram reveladas e viraram força de employer branding.

JOY & HERON: COMPREENSÃO ALÉM DAS PALAVRAS

Quando você se abre para escutar o outro, você estabelece uma conexão mútua e automaticamente recebe essa escuta de volta. Joy & Heron é sobre a compreensão além das palavras.