Ensinar suas pessoas a interpretar dados e informações, pode ajudar sua empresa a dar um salto gigantesco em direção aos resultados que deseja. Quando todo mundo entende, todo mundo sabe o que fazer e para onde ir.
CASO 1
Numa seguradora, 700 colaboradores da área de atendimento recebiam, diariamente, regras e procedimentos de como agir, em forma de gráficos e tabelas. Mas nada que estava escrito acontecia na realidade.Foi feita uma pesquisa e descobriram que 80% dos colaboradores não conseguiam, sozinhos, interpretar os dados e transformar em atitudes.
CASO 2
Numa empresa de eventos e locação de espaços, uma diretora contratou um colaborador para ajudar na produção. Cada tipo de evento, seja curso, palestra ou exposição, precisava de uma composição diferente para que o evento acontecesse: tipos de cadeiras, mesas, sala, som, iluminação etc.O rapaz foi demitido. Ele só conseguia repetir o que foi explicado no treinamento inicial. Não era capaz de adaptar sozinho os eventos, a partir dos objetivos que os clientes traziam.
CASO 3
Numa faculdade, depois de uma série de notas baixas e desistências, foi feita uma pesquisa e descobriram que 70% dos alunos não conseguia entender o que era dito.
O que esses cenários têm em comum?
Eles retratam um problema sério, presente na nossa sociedade, mas que quase ninguém comenta, com a devida profundidade.Trata-se da imensa dificuldade que uma parcela significativa da população tem (entre 70% e 80%) para interpretar, relacionar, contextualizar esignificar dados, informações e conteúdo. Nossa economia, educação, nossas relações pessoais sofrem diariamente com isso.Mas é fácil saber onde nasce essa dificuldade. Quer ver?Como você aprendeu a construir seu conhecimento na escola ou universidade? De forma passiva ou ativa? Fixa ou construída? Fragmentada ou sistêmica? Abstrata ou concreta? Conceitual ou exemplificada no cotidiano?O nosso modelo educacional não ensina a pensar e por isso, grande parte da população não consegue gerar novas ideias e conhecimentos a partir do que recebe.
A mentalidade em relação ao CONHECER, COMUNICAR e APRENDER precisa ser revista e atualizada urgentemente.
Por quê?
Se você tem pessoas que sabem INTERPRETAR, SIGNIFICAR, RELACIONAR E CONTEXTUALIZAR DADOS, consequentemente você gera:
Engajamento
Assertividade
Inovação
Criatividade
Melhoria contínua
Colaboração
Atitude
Para alcançar esses objetivos, é comum e compreensível partir de soluções técnicas e ferramentais, tais como: treinamento de oratória, storytelling, CNV,PPT etc.Não me entenda mal, tudo isso é maravilhoso e, inclusive, nós também usamos essas ferramentas.Mas cada vez mais percebemos a importância de dar um passo atrás no que entendemos de comunicação.Seria como plantar: antes de jogar as sementes e aguar as plantas, você precisa preparar o terreno.Trator em fazenda preparando o solo para o cultivo.Precisamos desconstruir esse vício de já resolver antes de entender.Precisamos perceber que, cada pessoa, só entende algo quando conecta o que é novo com o que já conhece dentro de si.Ensinar suas pessoas a interpretarem dados e informações, pode ajudar a sua empresa a dar um salto gigantesco em direção aos resultados que deseja.Quando todo mundo entende, todo mundo sabe o que fazer e pra onde ir.
***
“COMUNICAÇÃO PARA A COMPREENSÃO” é a nossa solução para atuar junto de você nesses desafios.
Formatos: mentoria individual ou em grupo, com 2h a 4h de duração. Os participantes trazem situações reais, que gostariam de explicar e nós cocriamos novas formas de falar a mesma coisa.Somos aLa Gracia Humaniza, uma consultoria especializada em promover ambientes e dinâmicas para que você encontre o seu melhor jeito de comunicar ideias e assim, estabeleça uma conexão mais verdadeira com você mesmo(a) e com os outros ao seu redor.
SITE NOVO, MESMA INQUIETUDE: TRANSFORMAR O AMBIENTE DE TRABALHO
Descubra como a La Gracia, com sua inquietude e metodologia (CFS), ajuda a transformar o ambiente de trabalho, harmonizando as relações e promovendo sentido na comunicação entre as pessoas dentro das empresas. Conheça nosso novo site!
DESENTERRANDO HISTÓRIAS: O VERDADEIRO TESOURO DO EMPLOYER BRANDING
Quantas histórias incríveis ficam enterradas na sua empresa? No case da International Paper, elas foram reveladas e viraram força de employer branding.
Quando você se abre para escutar o outro, você estabelece uma conexão mútua e automaticamente recebe essa escuta de volta. Joy & Heron é sobre a compreensão além das palavras.