Lamento ou Lançamento?

5 de março de 2013

Quando algum produto vai ser mostrado pela primeira vez ao público, as apresentações tem um papel muito importante. Afinal, tão importante quanto o produto, e a inovação que ele traz, é a maneira como ele é apresentado. As pessoas podem falar por dias, meses, ou até anos sobre aquele momento e o quanto foram surpreendidos. Mas elas também podem sair falando sobre como aquela apresentação foi terrível e o quanto elas não suportavam mais ficar naquela sala, mesmo se o produto tem tudo para ser um sucesso. Sem entrar no mérito se o produto é inovador ou não, a apresentação de lançamento do Playstation 4 acaba de entrar para este segundo grupo. Os executivos da Sony  seguraram jornalistas por longas 2 horas (isso mesmo, 2 horas, 120 minutos!) para mostrar o novo console. E olha que ele veio cheio de novidades e tecnologias que têm tudo para agradar os gamers. Na platéia, a chateação geral foi visível e as críticas nos meios de comunicação não tardaram a surgir, um lamento só…
Para fazer um contra-ponto, temos o lançamento do iPhone. A apresentação aconteceu durante a convenção anual da Apple, em 2007, e até hoje é referência. Ao assisti-la, é possível ver o envolvimento do público e o quanto eles estavam ligados ao que estava acontecendo ali, reagindo a cada frase de efeito ou técnica de retórica utilizada por Jobs. Durante boa parte dos minutos iniciais, ele sequer tocou no nome do aparelho, criando um estado de expectativa tremendo sobre o que viria a seguir. Qual é a lição que dá para tirar disso? Respeite seu público, seja objetivo, ninguém gosta de ser enrolado, nem mesmo quando se tem um baita produto em mãos. E surpreenda, sempre! Envolva-se emocionalmente com o público, faça-os sentirem o quanto aquele produto fará a diferença em suas vidas. Para que vocês assistam e julguem por si mesmos, seguem os vídeos das duas apresentações: Lançamento PS4 http://youtu.be/NUokYGiVOv4 Lançamento IPhone Como o vídeo está dividido em várias partes, clique aqui para assistir, a partir de 4’50” da terceira parte.

Compartilhar notícia

Novo site, mesma inquietude: Transformar o ambiente de trabalho

SITE NOVO, MESMA INQUIETUDE: TRANSFORMAR O AMBIENTE DE TRABALHO

Descubra como a La Gracia, com sua inquietude e metodologia (CFS), ajuda a transformar o ambiente de trabalho, harmonizando as relações e promovendo sentido na comunicação entre as pessoas dentro das empresas. Conheça nosso novo site!
Mãos segurando terra escura, com um diamante brilhante em destaque no centro. Pequenos brotos verdes emergem do solo e sujeira de terra cobre parcialmente as mãos e o diamante.

DESENTERRANDO HISTÓRIAS: O VERDADEIRO TESOURO DO EMPLOYER BRANDING

Quantas histórias incríveis ficam enterradas na sua empresa? No case da International Paper, elas foram reveladas e viraram força de employer branding.

JOY & HERON: COMPREENSÃO ALÉM DAS PALAVRAS

Quando você se abre para escutar o outro, você estabelece uma conexão mútua e automaticamente recebe essa escuta de volta. Joy & Heron é sobre a compreensão além das palavras.