A mais importante delas talvez seja também a mais complexa: é a conexão entre a empresa e o cliente. Parte desse vínculo é criado através de regulamentações, procedimentos e alta tecnologia. A outra parte acontece através do atendimento que se dá às pessoas. No caso da GOL, a ideia era de que essa conexão fosse o menos turbulenta possível.
Junto com os times de RH, treinamento e educação corporativa da GOL, assim como da Integração e Instituto Tiê, parceiros na realização desse projeto, chegamos ao que seria a base de toda a consultoria: para transformar 15 mil colaboradores em profissionais focados em garantir empatia no atendimento, o único caminho era olhar para as pessoas. Só uma mudança interna e verdadeira traria real impacto na excelência do atendimento oferecido pela companhia.
Como fazer isso?

A partir deste entendimento, montamos cinco tipos diferentes de oficinas presenciais, adaptadas para a realidade de cada público: check in, comandantes, cargas, comissários, líderes.
Na sala de aula, encorajávamos os alunos a trazerem situações reais e como as resolveram. Depois que apresentávamos as ferramentas da CFS (Comunicação que Faz Sentido, metodologia própria da La Gracia), as pessoas eram convidadas a reagir à mesma situação, agora de uma forma mais empática.
“Foi muito interessante essa prática, em especial quando fazíamos a parte do cliente, entendendo como ele se sente quando oferecemos uma solução ou damos uma resposta que não é aquela que ele gostaria. A gente se colocou no lugar dele e começou a perceber de maneira mais concreta o quanto que nosso atendimento impacta na vida das pessoas” Marisa de Castro, coordenadora de treinamento
Para garantir interação e engajamento, a plataforma contava com área de perguntas e respostas e outra chamada “café”, na qual os próprios alunos trocavam desafios, experiências e construíam conhecimento coletivamente.
“Buscávamos um parceiro para dar um treinamento sobre atendimento que transmitisse a questão da humanização e cuidado com o cliente. De repente virou um projeto de mudança de cultura na empresa” Ayumi Larissa, coordenadora de educação corporativa da GOL na época